

16/12/2025
Confira abaixo os destaques desta semana:
■ Câmara aprova segunda etapa da regulamentação da Reforma Tributária e cria o Comitê Gestor do IBS
■ Câmara aprova regras para combater o devedor contumaz
■ TCU impõe restrições ao uso de créditos e PGFN recorre da decisão
■ Comitê Gestor e Receita Federal instituem a DeRE para apuração do IBS e da CBS
■ Receita Federal lança o Programa “Confia” para orientar e prevenir litígios tributários
Câmara aprova segunda etapa da regulamentação da Reforma Tributária e cria o Comitê Gestor do IBS
A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da PLP 108, formalizando a criação do Comitê Gestor do IBS, responsável por administrar, arrecadar e distribuir o imposto que substituirá o ICMS e o ISS. O texto define a estrutura de governança, as competências do órgão e a participação de Estados, Distrito Federal e Municípios, estabelecendo as bases institucionais para a implementação do IBS durante o período de transição.
Câmara aprova regras para combater o devedor contumaz
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que define e combate o devedor contumaz, isto é, a empresa que deixa de pagar tributos de forma reiterada e estratégica para obter vantagem competitiva. O texto autoriza a aplicação de medidas mais rígidas, como restrições cadastrais e perda de benefícios fiscais, direcionadas apenas a esse perfil, sem atingir contribuintes que inadimplam de forma pontual ou discutam o débito regularmente. A proposta segue para sanção presidencial.
TCU impõe restrições ao uso de créditos e PGFN recorre da decisão
Após acórdão do TCU que apontou fragilidades de transparência e possíveis impactos negativos na arrecadação decorrentes do uso de prejuízo fiscal e da base de cálculo negativa da CSLL em transações tributárias, a PGFN adotou, de forma cautelar, a limitação desses créditos. A restrição aplica-se quando a utilização combinada com descontos resultar em redução superior a 65% da dívida ou alcançar o valor principal do débito, sem prejuízo do recurso apresentado pela PGFN contra o entendimento do TCU.
Comitê Gestor e Receita Federal instituem a DeRE para apuração do IBS e da CBS
Foi publicado o pacote técnico da Declaração de Regimes Específicos (DeRE), novo documento eletrônico que concentrará as informações necessárias à apuração do IBS e da CBS nas operações sujeitas a regimes diferenciados. A DeRE padroniza dados, integra-se às notas fiscais eletrônicas e passa a ser peça central do controle, fiscalização e compensação dos novos tributos. As empresas adaptem seus sistemas para garantir a correta apuração e o aproveitamento de créditos durante o período de transição.
Receita Federal lança o Programa “Confia” para orientar e prevenir litígios tributários
A Receita Federal lançou o Programa “Confia”, um programa de conformidade tributária que busca orientar previamente as empresas, estimular a autorregularização e reduzir autuações e disputas fiscais. O Confia prevê a divulgação de entendimentos oficiais, maior transparência nos critérios de fiscalização e um relacionamento diferenciado conforme o nível de conformidade do contribuinte, substituindo a lógica puramente repressiva por um modelo preventivo e cooperativo.
Rua Jerônimo da Veiga, 164 – 4º andar
Itaim Bibi – 04536-900
(11) 3589-0341
Rua Dr. Ranimiro Lotufo, 27
Vila São Judas Thadeu – 18607-050
(14) 3813-3780